Fitness


O termo em inglês Fitness está relacionado à aptidão física e se resume como sendo a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance desportiva. Alguns autores a consideram como a aptidão para a própria vida.


A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.


A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio- respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.


E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades esportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural, coordenação motora.


A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão física para a saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência.


A prática de exercícios físicos regulares tem seu benefício amplamente divulgado, principalmente na sua relação com a saúde, com a diminuição da incidência das doenças crônico- degenerativas, incluindo as cardiovasculares.


Aeróbica - A Ginástica Aeróbica surgiu como uma ótima forma de praticar exercícios físicos para o público em geral no final da década de 80. Mas logo se transformou também em um esporte competitivo de alto-nível com sentido amplo. É uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness. Os exercícios aeróbicos usam grandes grupos musculares rítmica e continuamente, elevando os batimentos cardíacos e a respiração durante algum tempo. O exercício aeróbico é longo em duração e moderado em intensidade. Dentre algumas das atividades aeróbicas mais comuns estão: andar, correr, pedalar e remar. Aeróbica, por definição, significa com ar ou oxigênio. Além dos benefícios para a queima de substratos (gordura, glicose e em último caso proteína) os exercícios aeróbicos são muito benéficos também para melhorar a saúde de modo geral. O Brasil é, segundo a FIG, o país com o maior número de participantes - mais de 500 mil pessoas envolvidas com a ginástica aeróbica.


Pilates - O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor. Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante. O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo.


Yoga - Yoga é uma palavra de origem sânscrita, uma língua da Índia, que etimologicamente significa união. É uma palavra genérica para designar os diferentes caminhos de auto-realização do ser humano. Existem várias definições de Yoga: É uma disciplina espiritual que utiliza o corpo para expressar as emoções e sentimentos de forma harmônica.(Mestre Taunay Valle), Toda vida é Yoga. (Sri Aurobindo), Yoga é a parada das ondas mentais. (Patanjali), Yoga é a habilidade da ação (Bhagavad Gita), Yoga é uma ciência pragmática e atemporal, desenvolvida através de milênios que trata do bem estar físico, mental e espiritual do homem como um todo. (Iyengar), Yoga é um conjunto enorme de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais. (Feuerstein).


Os benefícios do Yoga são: Físico - aumento da capacidade respiratória, fortalecimento do sistema imunológico, rítmico respiratório mais lento, maior relaxamento muscular, eliminação do estresse físico, equilíbrio do sistema glandular, sono profundo e restaurador, etc.; Emocional: equilíbrio das emoções e sentimentos; Mental: maior concentração, auto-estima, autoconfiança, relaxamento mental, autoconhecimento; Espiritual: paz interior.


O objetivo do Yoga é o samadhi, que significa um estado de êxtase espiritual. Enquanto que no yoga tradicional (Hatha Yoga, Ashtanga Yoga, etc.) este é o objetivo final, para o Yoga Integral este é o primeiro passo. O Yoga Integral de Sri Aurobindo não procura tornar este estado de realização espiritual longe da vida terrestre, numa escala individual, mas numa transformação da consciência de todos pela descida do Divino. Cada experiência com o mundo externo, seja isso importante ou trivial, seja direcionada para o Divino e se torne num degrau para a perfeição.


Na realidade, para praticar yoga não é necessário acreditar em Deus, pois yoga não é uma questão de crença em certos dogmas, mas de ampliação da consciência até num plano universal.


Artes Marciais - A origem do termo artes marciais é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua origem é vinculada ao deus da guerra greco-romano Marte. Assim, as artes marciais segundo esta mitologia são as artes ensinadas pelo Deus Marte aos homens. As artes militares ou marciais são todas as práticas utilizadas pelos exércitos no desenvolvimento de treinamento e habilidades para o uso em guerras não importando a origem ou povo que a criou.


Hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais. No oriente, existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como Wu Shu na China e Bu-Shi-Do no Japão, que também significam artes de guerra, ou "Caminho do Guerreiro".


Muitas destas artes de guerra do oriente e ocidente deram origem a artes atuais que hoje são praticadas em todo o mundo como Caratê, Kung Fu, Tae-Kwon-Do, Esgrima, Arqueirismo, Hipismo etc, e se diferem dos esportes de combate como o Boxe, Judo, Luta Olímpica, pois no esporte prevalecem as regras definidas para cada competição, já as modalidades que têm uma origem mais marcial têm como objetivo a defesa pessoal em uma situação de risco sem regras, e com o enfoque principal na formação do caráter do ser humano. No Japão, estas artes são chamadas de Bu-Dô ou "Um caminho educacional através das lutas".


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